sexta-feira, 8 de março de 2013

Não nos dê flores!

No meio da correria, queria escrever algo especial para este 8 de março...
Em meio aos acontecimentos recentes e os intermináveis debates nas redes sociais, sobre a morte de Hugo Cháves, achei que realmente poderia escrever algo importante, sobre as lutas em geral.

Acontece que recebemos a triste notícia que o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito presidente da comissão de Direitos Humanos da câmara. Esse mesmo:

Imagem do facebook - quase me sento "gente" com essa declaração
O elemento, ocupa um cargo que deveria contemplar a luta pelos direitos humanos e pelo fim das opressões é justamente um pastor evangélico que prega um discurso de ódio.

É de chorar.

É lamentável que ainda tenhamos que lutar pela garantia de direitos. Muito triste.

Poucos dias antes, a Prefeitura de Porto Alegre lança uma campanha publicitária em “homenagem” às mulheres. Homenagem esta que parte do principio de que as mulheres são babacas (no mínimo). Uma campanha machista, sexista e extremamente idiota para homenagear as mulheres?

Não, não me senti contemplada.

Contra-campanha, no facebook

O Dia Internacional da Mulher pode ser um dia de prestar homenagens, mas deve ser um dia de reflexão e luta: garantia de direitos, respeito, liberdade. Em um universo onde ainda recebemos menos que os homens, não temos as mesmas condições de trabalho, somos vítimas de violência física/sexual/psíquica, não temos assegurado o direito de decidir sobre os nossos próprios corpos, vivemos em uma sociedade que acha que sabe o que é melhor para nós e que a nossa opinião simplesmente não vale nada. Tudo porque somos apenas mulheres.

Preparei um texto bacana para usar como reflexão na escola sobre a data, de um compilado do  livro “Essas Mulheres”, que se tornou Agenda do CPERS (Sindicato dos professores da rede estadual/RS), sobre a importância política dessa data.

Mas na realidade o recado de hoje é bem simples: não nos dê flores, apenas nos dê o que nos pertence: direitos, respeito, autonomia e liberdade.

Nos assegurar isso, é sim uma bela homenagem.

Feliz dia de Luta! Fiquem com Pagu!



Por MARIA,L.P.

2 comentários: