domingo, 8 de abril de 2012

Feliz... o que mesmo??

Feliz Páscoa.

Na Páscoa judaica, comemoram a fuga do Egito, do povo de Israel. Foi depois que Deus jogou as sete pragas sobre o Egito. Moiséis, um profeta conduziu seu povo a liberdade.

Depois, com a passagem de Cristo pela terra, este mesmo povo, que libertado por Deus, crucificou um dos seus filhos como diversão. A Páscoa para os cristão, é a comemoração da ressureição de Jesus.

Ao longo do tempo, a páscoa assumiu uma série de características, fossem elas cristãs, judaicas e principalmente 'pagãs'.

Hoje comemoramos a vinda do coelhinho, que traz chocolates.

Mesmo que desconsiderassemos a cultura judaico-cristã (da qual nunca conseguimos nos desvenciliar), o mito da páscoa simboliza um momento de reconciliação, de passagem, de reflexão.

Reservei o fim de semana para ficar em casa, com meus pais. Encontramos algumas pessoas, e tivemos notícias de familiares e de circulos sociais dos quais não mais fazemos parte.
Ainda acho impressionante como o povo cristão, que passa o fim de semana em vigília, faz por gosto maltratar, semeia o sofrimento, magoa e usa as pessoas descaradamente. Vai a igreja, canta e reza. Posta no facebook que 'é de Jesus', que os ateus são pessoas horríveis, que os gays tem que morrer assim como as mulheres que lutam pelo direito ao aborto.
Como assim, Jesus Cristo??

Até onde meus estudos de cristologia me conduziram, Jesus Cristo foi um cara de amor. Ele viveu entre os pobres e os pecadores, não rejeitou as mulheres e nem os doentes. Viveu com pouco e ensinou sobre partilhar o pão. Amou seus irmãos e fez dos seus discipulos seus amigos e companheiros. Ensinou sobre humildade e sobre amar seus inimigos. Não resistiu ao seu condenado, pois sabia o que precisava ser feito.
E seus seguidores, fizeram o quê?
E os seguidores modernos, têm feito o quê?

Em http://www.facebook.com/WillyWonkaIronico
Para as pessoas que não acreditam em nada disso, meus escritos não vão fazer diferença alguma. E nem deveria.
Mas para quem se diz cristão, páscoa é um bom momento pra olhar para o que chamam de fé.

Por MARIA,L.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário