terça-feira, 24 de agosto de 2010

O segredo é sorrir, fingir que não é comigo e continuar a dançar

Sabádo, 21 de agosto - IV Baile de Formatura de Fandango


Já é o quarto ano que meu irmão e eu ministramos o tal curso de danças de fandango. Já fazem quatro ano que deixei os CTGs, que abandonei o MTG, que abri mão daquela novela toda.

Uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, é dançar. Dançar é uma das minhas paixões... e poder dançar, é uma bênção. Dou aula de dança porque gosto de dançar, porque gosto de ver as pessoas superando a si próprias, como fiz outrora. Dançar é uma das maiores expressões corporais de liberdade. A dança significa muito pra mim... e apesar disso já fazem quatro anos que não mais danço, regularmente, representando uma "entidade tradicionalista". O pior, é que me sinto muito bem com isso.

O baile de sábado foi ótimo. A comida estava ótima, a música foi maravilhosa, os meus alunos felizes, as pessoas todas alegres e aproveitando a noite. Fiz o mesmo: me acabeeei dançando. Fazia tempo que eu não dançava assim!


Mas com o encerramento desse curso, pude refletir uma série de coisas, e uma das mais importantes é a elitização e o monopólio dos participantes do dito Movimento Tradicionalista. Nosso baile foi ótimo, sem dúvidas, mas por mérito daqueles que lá estavam, e não por hatear uma bandeira qualquer.
Os cozinheiros, são aqueles que sempre o fazem, na Igreja.
Os músicos, os mesmos do ano passado (ótimos, diga-se de passagem).
O jornal, que não quis divulgar nem o curso, muito menos o baile.
Os professores, dois irmãos negros sem selo de porcaria alguma.
As pichas, mais imporvisadas imposível, pois tudo o que poderia dar errado deu: costura mal feita, quebra no prazo de entrega...
O povo, que não entende nada dessa "cultura gaúcha", se divertiu sem nenhum desrespeito à bandeira.

Enfim, as possibilidades de dar errado, foram inúmeras. Mas não deu.
E alguns "instrutores" por assim dizer, não nos levam a sério.
Porque somos negros? Porque somos jovens? Porque não temos Cfor? Porque não temos ISO? Ou porque fazemos aquilo que gostamos e não estamos nem ai pra esse monte de bobagem.

Sabemos que a nossa "cultura" não passa de uma invensão.
Estamos todos cansados de saber que os príncipios de um movimento não são representativos. O MTG, através dos CTGs, das patronagens, das prendas e mesmo dos próprios grupos de dança jamais me representou. Nunca fui respeitada como tal. Já transitei em alguns espaços e posso dizer que não me serviu de nada... só arrancou o meu dinheiro e a minha dignidade.

Dar valor a História, é outra coisa. Mas idolatrar um conto da carochinha, é outro.
Abandonei o tradicionalismo, porque ele me fazia mal. Ainda faz, de alguma forma.
Mantenho alguns dos poucos amigos que desse espaço me sobrou.
Mas tem um monte de gente que nesse meio (notem: muuuita gente) que não suporta a mim e ao meu irmão. Não fiz nada, além de ser quem sou... mas se não querem gostar de mim, tenha um motivo: que que todos se explodam!! Que vá tudo pelos ares!


No primeiro dia de aula, deixei bem claro para a turma, que não me interessava doutrinar ninguém, formar dançarinos ou associar todos em um CTG qualquer. Meu objetivo era ensino apenas a cada um a gostar da música, e partindo dai dar seus primeiros passos... o resto cabe a cada um.
Fiz minha parte: apresentei o que há de melhor na música gaúcha.
Ensinei aquilo que sei, em relação à dança.
Pedi para que respeitassem, afinal existem um Movimento Tradicionalista que, gostando eu ou não, influencia a elite tradicionalista do estado.
Apresentei a pilcha, mostrei variações e a importância dela na nossa sociedade.

Não precisam gostar de mim... mas ideologias furadas, sem fundamento, cultura inventada e o respeito a uma elite conservadora. Sinto muito, nisso eu não posso ajudar.


O meu segredo é sorrir, fingir que não é comigo e continuar a dançar.

Por MARIA,L.P.

3 comentários:

  1. issu tudu q a Lê disse eh verdade u baile bombo eu gostei pra caramba i dancei muitu tbm inclusive com ela. inclusive numa vaneira ela me deixo tonto, mais depois pra naum fikar feio eu fikei tonto d novo mais ela tbm tontcho hehehehehehehe
    a Lê eh uma ótima pessoa agente se conhece jah faz um bom tempo...ela eh uma mina guerreira ela sempre correu atras du q quis,i naum da importancia para q os outros falem. i eu jah disse pra ela i eu digo d novo Lê TE AMU!!!i tu sabe q tu pode conta comigu pra u q der e vier.bjuuu
    ass:maninho

    ResponderExcluir
  2. O Maninho comentou no meu blog!
    Eeeeeeeeêêê...
    (sinal de que alguém lê essas insanidades!)


    É isso ai, meu guri! O segredo é sorrir, fingir que não é comigo e continuar a dançar... afinal, se preocupar com a opinião dos outros, não ajuda em nada. Só faz com que vivamos nossas vidas preso aos outros, sem aproveitar o que há de bom.

    Obrigada por comentar e acompanhar! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. naum precisa gradecer nada. eu acompanho pq gostu de ler u q tu escreves i dos peomas q tu coloka as vezes.
    eu estava lendo umas mensagens na net i achei essa q eh u q acontece com agente... pelo menos eh u q eu axo!!
    Ninguém vive só é a lei do universo do amor, da amizade e é para você que presto esta homenagem. São incontáveis as vezes que precisei de sua ajuda, do seu apoio e na maioria tive a sua presença. Quero ter podido ser útil quando de mim precisou.
    bjux!!
    ass:Maninho

    ResponderExcluir