quarta-feira, 5 de maio de 2010

Deu um branco na psicologia?




Como fica a questão das raças no contexto de discriminação que o Brasil apresenta? E o papel da psicologia perante a esses desafios? Este é o tema do IHU Idéias desta quinta-feira, 6. A psicóloga Débora Bauermann e a graduanda em história, Letícia Pereira Maria ministram a palestra “Deu um branco na psicologia? Relações étnicorraciais como desafio à psicologia”. A atividade acontece na Sala Ignácio Ellacuria e Companheiros, das 17h30 às 19h.

A partir da temática de seu trabalho de conclusão de curso, Débora questiona o “silêncio” que existe nas discussões sobre discriminação entre raças. A psicóloga, que faz parte da equipe de Ação Social da Unisinos, na Área do Pluralismo Cultural e das Relações Étnicorraciais, também traz à tona o conceito de branquitude dentro da sociedade atual.
Letícia, que também compõe a equipe,no projeto “Memória Histórica e construção da identindade negra e da cidadania em afrobrasileiros em São Leopoldo”, coordenado pela Profa. MS Adevanir Aparecida Pinheiro e pelo Prof. Dr. José Ivo Follmann. A acadêmica traz para a discussão suas experiência dentro da pesquisa, principalmente sobre a visão do sujeito negro no município.



Vamos participar gurizada...
Pensar, refletir e discutir!!

Por MARIA, L.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário